nós na cidade – caminhada urbana

NÓS NA CIDADE

DATA: 09/11/2024   |   LOCAL: SÃO PAULO   |   REGIÃO: REPÚBLICA/VILA BUARQUE

CAMINHADA REFLEXIVA SOBRE SOCIEDADE, CULTURA VIVA E PSICANÁLISE

ENCONTRO: 08H30    |    CAMINHADA CULTURAL: 09H00 ÀS 12H00
*ALMOÇO*    |    ENCONTRO TEÓRICO: 13H30 ÀS 15H30

O ENCONTRO PRETENDE SER uma experiência cultural, e reflexiva, de caminhada pelas ruas da cidade de São Paulo. A partir do exercício de observação e presença, poderemos refletir sobre a nossa relação com nós mesmes, com a cidade, com o mundo e suas possíveis transformações. Também pretende ser um momento para vivenciar a cidade pela ótica do pedestre, pessoa que se desloca pelos pés e vive o deslocamento.

PARA PESSOAS INQUIETAS, curiosas inconformadas e dissidentes, que desejam ampliar a consciência individual com criatividade, a partir da prática de caminhada reflexiva. Para todes que também buscam uma compreensão maior a respeito do tema cultura, e que anseiam por uma transformação pessoal e social radical.

ALÉM DA CAMINHADA E REFLEXÃO, iremos produzir um zine em coletivo com a temática do encontro.

Um zine é uma publicação independente, não profissional e artesanal, em formato de livreto. Geralmente é produzido com escritas, ilustrações, colagens e dobraduras. A proposta da produção de um zine durante o encontro é proporcionar e incentivar a liberdade criativa que a autopublicação dos zines permite, além de uma produção coletiva e colaborativa entre os participantes. 

Iremos construir juntes seu formato, estrutura e título. Cada participante será convidado a criar algo próprio que, ao final, irá compor um material único. 

**ATIVIDADE PRÁTICA**

CAMINHADA URBANA CULTURAL NA REGIÃO DA REPÚBLICA/VILA BUARQUE (APROXIMADAMENTE 5KM)

Nosso encontro será em um café na região da República em que faremos a abertura sobre o tema e daremos as orientações sobre a caminhada e as atividades propostas de observação, reflexão e início de construção do zine. 

Passaremos por alguns pontos de referência cultural, feira de rua e galerias de arte. Além do percurso já traçado, também seguiremos novos rastros e diferentes interesses, para que  todes contribuam para a construção de um trajeto mais instigante. Esta será uma caminhada livre, que permite chegar a pé onde quisermos.

Também seremos convidades a experimentar uma diferente relação com o tempo. Caminhar na cidade, da forma como propomos, é um exercício de desaceleração, em que tomamos fôlego e definimos nosso próprio ritmo. Afinal, caminharemos para sentir e experimentar os lugares que passamos, não para chegar rápido em algum lugar. 

Desta forma, também poderemos nos perder e encontrar não apenas pelas ruas, avenidas e praças, mas também em um atravessamento interno.

Após a caminhada inicial, teremos um tempo livre para o almoço antes da segunda parte da experiência.

**ENCONTRO REFLEXIVO E TEÓRICO**

Após o almoço, seguiremos até o estúdio Ceda El Passo, localizado na região para explorar conceitos sobre o tema proposto e a finalização da construção coletiva do zine.
A partir do que foi experimentado durante a caminhada, refletiremos a respeito da relação com a cidade, sobre os corpos que ocupam os espaços públicos e que espaços públicos são potenciais para a expressão cultural autêntica e dissidente.

TEMAS PRINCIPAIS abordados no encontro:
– As transformações na cultura e sociedade
– A soberania cultural para a construção de sujeitos controlados e cansados
– A vida na cidade com seus desafios e (des)encantos
– À quem pertence a cidade?
– Como ocupar a cidade através do olhar crítico para transformá-la
– Ocupar para resistir
– Criatividade como ferramenta para a transformação cultural
– Caminhar para ocupar a cidade que a gente vive

REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE SERÃO UTILIZADOS:

Para a formação de PENSAMENTO CRÍTICO sobre sociedade, cultura e contracultura:
Byung-Chul Han
Mark Fisher
Terry Eagleton
Theodor Adorno

Da PSICANÁLISE clássica e contemporânea:
Donald W. Winnicott
André Green
Nathalie Zaltzman

Assim, a proposta desta experiência é criar um espaço onde possamos repensar nossa forma de existir no mundo, desenvolver um pensamento crítico e, a partir daí, ao nos distanciar dessa cultura opressora, seremos capazes de construir uma subjetividade autônoma.

INCLUSO:
CONDUÇÃO NA CAMINHADA CULTURAL (APROXIMADAMENTE 5KM)
ENCONTRO REFLEXIVO TEÓRICO
MATERIAL GRÁFICO PARA A PRODUÇÃO DO ZINE

 

NÃO INCLUSO:
ALMOÇO
CUSTOS DE DESLOCAMENTO ATÉ O LOCAL DAS ATIVIDADES
OUTRAS DESPESAS NÃO MENCIONADAS

*Grupo limitado de até 12 pessoas
*Inscrições até dia 07/11 via formulário
*A inscrição será confirmada mediante pagamento da primeira parcela
*Pagamento total deverá ser realizado até dia 07/11

**POLÍTICA DE CANCELAMENTO:
– Cancelamento até 30 dias do início da experiência, ou 7 dias após a contratação do serviço: reembolso integral
– Cancelamento entre 29 e 21 dias do início da experiência: reembolso de 80% do valor total
– Cancelamento entre 20 e 7 dias do início da experiência: reembolso de 50% do valor total
– Cancelamento a menos de 7 dias da experiência: Sem devolução

FACILITAÇÃO

Vanessa Caramelo Rosolino

Psicóloga, peregrina, montanhista, feminista e antifascista. Psicóloga pela Universidade São Marcos e Pós-graduada em Psicopatologia pela Universidade de Saúde Pública da USP.

Psicóloga clínica desde 2008, idealizadora da Shangi Experiências. Seu processo iniciou de fato em 2012 e sua primeira peregrinação oficial foi em 2017, em Os Passos de Anchieta. Depois disso, completou Santiago de Compostela –Caminho Português, Caminho da Prece e o Caminho da Fé.

A partir de sua própria vivência, compreendeu como estas experiências de fato transformam. Fundou então a SHANGI EXPERIÊNCIAS, em 2018 e além da atuação clínica, facilita experiências de imersão e autoconhecimento por trilhas e peregrinações.

Peregrinações oficiais já realizadas: Os Passos de Anchieta em 2017, 2018 e 2019, O Caminho de Santiago em 2017 e O Caminho da Prece em 2018 e 2020, Caminho da Fé em 2021, O caminho da Agonia e Rota das Capelas em Cristina.

Travessias de montanha: Serra do Papagaio, Reserva da Juatinga, Marins – Itaguaré e Serra fina que é considerada uma das travessias de montanha mais desafiadoras do Brasil. Mais de 1.000km percorridos.

Pesquisadora dos temas que estabelecem uma conexão entre o neoliberalismo e o sofrimento psíquico.

Rolar para o topo